Arquivo do portal

quarta-feira, 3 de julho de 2013

50% dos municípios da região têm déficit no transporte público, diz IBGE

Perfil de todos os municípios brasileiros foi divulgado nesta quarta-feira (3).
Plano diretor e políticas para idosos estão entre os problemas mais críticos.

Fonte:EPTV
Uma levantamento divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os municípios da região ainda têm carências no transporte público, no plano diretor, nas políticas para idosos e no plano de segurança alimentar e nutricional. Para especialistas, a divulgação do perfil das cidades pode ajudar a planejar o futuro.
A pesquisa foi realizada em 2012, junto às prefeituras dos 5.565 municípios brasileiros. (Veja os dados completos). Foram avaliados 11 pontos e um dos mais críticos na região é o transporte público. Das 42 cidades da área de cobertura da EPTV Central, metade não tem transporte público em todos os bairros e distritos. “Eu vou ficar meia hora aguardando o ônibus para ir para minha casa. Passam dois no mesmo horário e sempre lotado. Você paga para andar em pé”, afirmou a cozinheira de São Carlos Iracema Santos.
Pela primeira vez, o IBGE pesquisou o plano de segurança alimentar e nutricional, ainda pouco conhecido. Ele prevê uma série de ações para garantir, por exemplo, a alimentação nas escolas públicas.

De acordo com a pesquisa, apenas seis municípios da região (14%) têm essa preocupação. “A merenda não está condizente, mas também está faltando a reflexão da própria escola pública, de como ela vai atender, a ação da comunidade de se envolver em problema de escola pública. Ele pode ser um indicador que esse esforço de uma coletividade para pensar um serviço público não está sendo feito”, afirmou o professor de administração pública da Unesp Álvaro Martim.
Outro item avaliado foi a atenção das prefeituras aos idosos e deficientes. Dos 42 municípios, 25 não têm um conselho pra pessoas com deficiência, o que significa 59%. Oito cidades também não têm conselho para idosos. “A ausência de um conselho dessa natureza é também desconhecer um problema que atinge uma parcela que precisa de uma atenção diferenciada. São pessoas que possuem limitações físicas e não podem ter isso agravado por um descaso da comunidade e do poder público”, afirmou Martim.
O planejamento urbano também foi abordado. Ao todo, 33% dos municípios (14), não têm plano diretor, que é o conjunto de regras que mostra como e pra onde a cidade vai se desenvolver. Para o professor Martim, o levantamento vai ajudar os governos a planejar melhor o futuro das cidades. “Um trabalho como esse é rico para se pensar o setor público de uma maneira mais articulada, mais sólida, com base numa realidade que pode ser comprovada. Sair do plano das impressões e partir para um plano mais reflexivo, mais inteligente”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário