Arquivo do portal

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ciclista da Paulista faz treinamento para receber prótese definitiva

David está fazendo adaptação dos movimentos em clínica de Sorocaba.
Empresário da cidade doou prótese biônica, que custa mais de R$ 300 mil.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

David precisa se adaptar aos movimentos da prótese antes de passar a usá-la definitivamente (Foto: Reprodução/TV TEM)
Durante treinamento, David se mostra animado com
o novo braço biônico (Foto: Reprodução/TV TEM)
Após perder o braço direito enquanto andava de bicicleta pela avenida Paulista, há quatro meses, David dos Santos Souza, de 21 anos, esteve nesta terça-feira (16) em Sorocaba (SP) para terminar o treinamento com a prótese que ganhou de um empresário da cidade. De acordo com o fisioterapeuta de David, Anderson Nolé, ainda esta semana, ele irá receber definitivamente o braço biônico.
Desde que recebeu alta do hospital, após o acidente, há quatro meses atrás, David faz testes para chegar à prótese ideal. A escolhida é biônica, que custa mais de R$ 300 mil e funciona por meio de comandos cerebrais. O equipamento já está montado e agora só falta o novo dono se adaptar aos movimentos da prótese.
"A gente tem que fazer a reabilitação completa, porque o paciente precisa dominar o sistema para poder dominar a prótese. Ele tem que reaprender a fazer tudo que ele fazia antes só que com o braço biônico", explica o fisioterapeuta Anderson Nolé.

A boa adaptação de David é motivo de alegria para o empresário que doou a prótese, Nelson Nolé. "Todo mundo podia doar um pouquinho, por que não? É só colocar a mão na consciência e ver que existem milhares de pessoas com necessidades e é muito importante ajudar", desabafa o empresário, que recebeu um aperto de mão de David durante o treinamento com a prótese.
David tem muitos planos para o braço novo. "Dirigir um carro vai ser bom. A gente tem que sonhar alto mesmo, senão a gente não consegue correr atrás", conta o animado David, durante a sessão de treinamento com a prótese.
A prótese do jovem ainda precisa de acabamento e vai ganhar uma espécie de luva de silicone que imita a mão humana. Além disso, o novo braço vai ter uma tatuagem. A estampa escolhida é de caveira, que brilha no escuro.
Entenda o caso
David perdeu o braço em março deste ano, depois de ter sido atropelado por um carro dirigido por um estudante de psicologia. O motorista, com suspeita de embriaguez, além de ter fugido sem prestar socorro ainda arremessou em um córrego o braço de David, que havia ficado no pára-brisa do veículo.
Alex Kosloff Siwek está solto. Em junho, a Justiça concedeu uma liminar que garante a liberdade para o motorista. De acordo com a determinação, ele irá cumprir medidas cautelares e terá que comparecer em juízo sempre que for convocado. A carteira de habilitação de Alex segue suspensa até o fim das investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário